Aves do Hotel de Lençóis
Nosso espaço continua a ser um verdadeiro santuário para a vida selvagem, especialmente para as aves que frequentam nossas áreas verdes. Veja os destaques mais recentes:


Diversidade
Temos conduzido mensalmente uma pesquisa de monitoramento da avifauna e nela registramos cerca de 50 espécies até agora, refletindo a riqueza natural de nossa região.

Comedouros
Instalamos diversos novos comedouros e agora mais de dez espécies de aves os frequentam diariamente. Dentre os registros mais recentes estão:
Jacupemba (Penelope superciliares)
Aracuã-de-barriga-branca (Ortalis araucuan)
Vivi (Euphonia chlorotica)
Sabiá-poca (Turdus amaurochalinus)
Pássaro-preto (Gnorimopsar chopi)



Recursos Naturais para Aves
Mapeamos os principais recursos florais e os frutos disponíveis em cada época do ano e registramos as interações ecológicas das aves com estes recursos. Entre os destaques:
Os frutos da dama-da-noite (Epiphyllum oxypetalum), parecidos com uma Pitaya, tem sido muito consumidos pelo vivi (Euphonia chlorotica) que depois dispersam as sementes em nossos jardins.
O néctar abundante das flores da Munguba (Pachira aquática) demonstrou ser uma importante fonte de energia para as Pêgas (Icterus pyrrhopterus) e Cambacicas (Coereba flaveola).
As flores do bastão-do-imperador (Etlingera elatior) parecem ser as preferidas dos beija-flores.

Comportamento Reprodutivo
Observamos cada etapa do ciclo reprodutivo das espécies, desde a construção dos ninhos até os primeiros vôos dos filhotes. Neste ano conseguimos documentar alguns destes momentos do sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca), do sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e do rabo-branco-rubro (Phaethornis ruber), reforçando o papel do espaço como ambiente seguro e propício à vida.
Espécie Migratória
Para a nossa alegria, registramos que o sabiá-poca (Turdus amaurochalinus), uma espécie migratória, tem utilizado os nossos comedouros em sua breve passagem por aqui.
Nosso compromisso é continuar promovendo um ambiente harmonioso para a biodiversidade, enriquecendo não apenas o espaço, mas também as experiências daqueles que nos visitam. Venha conhecer de perto!
Pesquisa e fotografia: Alan Cerqueira.